Exame Nacional do Ensino Médio será adiado devido a fraude


Ministério da Educação adia data do ENEM por suspeita de fraude em São Paulo

http://www.imagem.ufrj.br/thumbnails/4/1824.jpg

Muitos estão "perdendo os cabelos" devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que estava previsto para os dias 3 e 4 de Outubro, ou seja, neste final de semana. Porém o MEC (através do ministro da educação, Fernando Haddad) decidiu cancelar a prova devido a uma denúncia de vazamento de algumas provas em São Paulo.

Duas pessoas procuraram jornalistas do "O Estado de São Paulo" e ofereceram cópias de parte do exame que aconteceria no domingo, vendendo a cópia por R$ 500 mil. O MEC deu uma olhada nestas questões e confirmou a veracidade da fraude.

E para piorar a situação, Haddad afirmou que as 180 questões estavam guardadas em um cofre secreto, onde apenas uma pessoa tem a chave e outra única pessoa conhece a senha. E as instituições que participam da elaboração ficam em São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, onde uma não tem contato com a outra e nem com o resultado final.

Mas por sorte, o MEC já preparou uma versão de emergência da prova em caso de fraude ou problema, mas demorará 45 dias para imprimi-lo. Ou seja, o exame será realizado em novembro agora.

A policia federal continua a investigar o caso.

Mas esse grande problema custará cerca de R$ 36 milhões de reais, devido as novas impressões. Os participantes não pagarão novamente, até porque não serão abertas novas inscrições. Mas quem sai mais perdendo são os alunos que estavam preparados para este final de semana, principalmente aqueles que vieram de outras cidades, sem contar que em novembro, aqui no Rio, os vestibulares poderão entrar em conflito com a nova data do ENEM, devido a proximade com as provas das universidades do Rio.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 1 de Outubro de 2009
Foto batida na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.