Rio de Janeiro mais perto em ser sede as Olimpíadas de 2016


Rio de Janeiro é elogiado pelo COI, imprensa internacional e é apontado como favorito mundial

http://img168.imageshack.us/img168/1852/skylinemaracanaandchris.png


O Rio de Janeiro a muito tempo sonha em ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e este sonho está cada vez mais próximo de ser realidade.

Como comentado ontem aqui no Blog do Rafael, o relatório do COI sobre a cidade do Rio (e das demais) foi lançado publicamente.

A imprensa internacional agora está a só elogios a Cidade Maravilhosa, o qual apontou o Rio de Janeiro como uma das favoritas para sediar os jogos olimpicos.

Oficialmente Rio e Tóquio são as duas cidades com as maiores expectativas mundiais. Contra as demais cidades como Chicago, nos EUA, e Madri, na Espanha.

Entre as partes elogiadas pelo COI está "a dimensão social do projeto carioca", o "apoio popular" (89% da população), o "bom entrosamento entre as três esferas governamentais", o fato de ter tido uma "boa apresentado bem os jogos panamericanos em 2007", "meteorologia favorável", o fato do Brasil ter assinado o "Protocolo de Kyoto' e "água potável dentro dos padrões internacionais".

O Rio de Janeiro ainda tem um aspecto muito a favor, pelo fato da possibilidade de ser a primeira cidade da América do Sul que pode ter uma versão dos jogos olímpicos na história.

“Estamos muito felizes, porque o relatório confirmou a aprovação do COI ao nosso projeto e nossa visão para os Jogos”, comentou Carlos Arthur Nuzman (Presidente do COB), em Londres.

Apesar do Rio de Janeiro estar em um país com a menor vantagem econômica comparada as demais, alguns jornais internacionais estão em clima de "já ganhou" a favor do Rio de Janeiro. A rede de noticias CNN classificou a apresentação do Rio de Janeiro como "de alta qualidade" e outras redes de noticias dizem que a “Candidatura do Rio para 2016 é impulsionada pela avaliação do COI”.

O jornal espanhol "El País" diz que “Tóquio e Rio tomam a liderança na luta olímpica”, e ao mesmo tempo o jornal critica o relatório de Madrid como “mal apresentado”, além de ressaltar os planos da integração social do governo brasileiro e o desenvolvimento econômico gerado com o investimento na competição.

O site do "Chicago Tribune" comenta as vantagens do Rio de Janeiro e demonstra o lado afetivo da cidade em poder ser a primeira cidade-sede olímpica da América do Sul.



No relatório das demais cidades.
Madrid tem como ponto a favor o fato que usará os equipamentos já existentes para abrigar a estrutura do evento e tem como ponto contra o fato de ser um país com sérios problemas contra a lei antidoping.
Já Chicago tem como ponto a favor, o fato de concentrar as instalações numa área pequena e próxima uma a outra, mas o lado contra é a falta de interesse do governo local em investir, com receio de que as obras se tornem ‘elefantes brancos’ ao fim das Olimpíadas.
E Tóquio foi elogiada por seu moderno sistema de transportes e o fato de já ter sediado uma vez os jogos olímpicos no passado, mas tem pouco espaço para a construção de novas instalações e o apoio de apenas 55% da população japonesa.

A expectativa vai até o dia 2 de Outubro, quando os 115 delegados do COI, reunidos em Copenhagen, na Dinamarca, escolherão a sede dos Jogos.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 3 de Setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.