Rio combate a poluição no ár


INEA cria proposta para combater a poluição do ár no Rio de Janeiro

http://extra.globo.com/fotos/2008/08/23/23_MHG_extra_avenida_brasil.jpg


As grandes cidades do mundo sofrem cada dia mais com a poluição do ár. Este problema já chegou ao Brasil, principalmente em cidades como Brasília e São Paulo, e o Rio não está também atrás disso, por isso o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para reduzir a poluição do ár no Rio de Janeiro, o orgão fluminense irá preparar uma série de medidas para combater este mal.

A principal delas é que a partir do ano que vem (2010) será barrado o licenciamento de carros que emitem gases poluentes em níveis acima do permitido.

Outro projeto será estabelecer um rodízio entre as indústrias, entre elas a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), subsidiária da Petrobras e responsável por parcela considerável da poluição da região.

Duque de Caxias (segundo os especialistas) é a região de maior poluição no estado, ultrapassando 150 vezes o limite, o que pode provocar inúmeros problemas na população como tosse, agravamento da asma, bronquite, doenças do coração, irritação das mucosas e prejuízo aos pulmõe. Não apenas pelas empresas, mas pelo fato de Caxias ser o centro de muitas vias do estado, como a Rodovia Presidente Dutra, Washington Luís, Linha Vermelha e Avenida Brasil.

Mais outra solução a ser adotada será a compra de créditos de emissão de uma indústria por outra e, ainda, um rodízio no funcionamento, entre elas.

"Uma possibilidade é fazer o rodízio de desligamento de equipamentos geradores de emissão, nos momentos em que o sistema acuse a violação de padrão"

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 8 de Setembro de 2009
Foto da Avenida Brasil, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.