Corredor T5 sai do papel....


Prefeitura cria plano para melhorar sistema de ônibus entre a Barra e o centro do Rio

http://img197.imageshack.us/img197/7266/corredort5.jpg

A maior das críticas do COI ao Rio, foi exatamente o sistema de ônibus da cidade. A prefeitura então anunciou que irá desapropriar cerca de 1.200 casas para a construção do Corredor T5, uma faixa exclusiva de 25km para ônibus que servirá para ligar a Barra da Tijuca à Penha.

Este também é um dos planos para desafogar o trânsito da cidade, que é o segundo maor do país, além de trazer uma solução em deslocamento da Barra ao centro do Rio.

O Corredor T5 representa a primeira ligação transversal de transporte coletivo de grande capacidade, com característica integradora com os eixos de transporte radiais...

Para não atrapalhar o trânsito, poderá ser construido em algumas partes mergulhões por baixo de outras vias existentes. Os ônibus que irão passar por este corredor, também poderá usar um sistema de bilhetagem, e os ônibus terão estações próprias, com um ár moderno.

Estes ônibus irão ser do tipo articulado, para acomodar um maior número de passageiros por ônibus, em outras palavras é o famoso "ônibus sanfonado" e tudo isso com uma tarifa mais baixa que os demais ônibus que percorrem este caminho. (De R$1,80 a R$3,80).

O projeto também tem como importância a preservação ambiental. No trajeto também serão construídas ciclovias e com certeza irá trazer muitos benefícios aos cariocas e moradores da cidade que dependem de tal transporte.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 05 de Setembro de 2009

4 comentários:

  1. Um ônibus desses lotado leva 200 pessoas. Um trem do metrô razoavelmente cheio leva 1200. O T5 cruza as ligações ferroviárias e será rodoviário. Moro na proximidade do T5 e digo sem medo de errar, que o corredor acrescentaa muito pouco se não for metrô. Além da nossa defasagem secular de uma transversal ferroviário.

    ResponderExcluir
  2. Estamos a um ano sabendo da desapropriação,porem nenhum orgão publico sabe nos dar noticias de quando vamos ser demovidos de nossas casa ou comercio.Isso é aterrorizante e para idosos que não vêem perpectivas de futuro,só lhes restam sentir uma imensa tristeza,sem saber de seu futuro .

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o anônimo,pois tenho um consultório que não tem clientes pois todos sabem das desapropriações e temem começar um orçamento e esse não ser terminado,não posso fazer melhorias pois não sei se meu suado dinheiro vai ser gasto em vão e não temos uma posição concreta do governo.Isso é um desrespeito com o cidadão

    ResponderExcluir
  4. Esse é um grande projeto, mas certamente não é tão grande assim caso haja pessoas inocentes que vão ter prejuízos graças a falta de administração do poder público. Lutem por uma resposta da Prefeitura, porque vocês merecem. E eu vou fazer o que consigo fazer por vocês.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.