Projeto de despoluição da lagoa rodrigo de freitas sai do papel...


Governo estadual inaugura mais uma obra para despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Lagoa_Rodrigo_de_Freitas.jpg

Muitos eram o projeto, mas nunca saiam do papel. Agora em época de preparação para olimpiadas na cidade maravilhosa, o governo do Estado do Rio de Janeiro lançou mais uma etapa do Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O projeto inaugura amanhã (19/08), às 9h, a Nova Elevatória José Mariano. A cerimônia, que contará com as presenças do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, da secretária do Ambiente, Marilene Ramos, e do presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

A Lagoa além de importante ponto turistico da cidade, também é area de recreação para os moradores do Rio e também é um belo e uma potencial "arena esportiva" para o do Projeto Olimpíadas Rio 2016.

Além da Elevatória José Mariano, o Programa de Melhoria Ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas já contabiliza outras ações de igual relevância. A inauguração recente das elevatórias Saturnino de Brito, Jardim Botânico, Corte de Cantagalo, Farme de Amoedo, Caiçaras e Leblon beneficiam diretamente 180 mil moradores dos bairros do Leblon, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Humaitá. Os resultados já são visíveis, a quantidade de coliformes fecais na Lagoa Rodrigo de Freitas caiu de 16.000 em 2006 para valores da ordem de 1.000 atualmente, dentro do padrão estabelecido pelo Conama para considerar a água própria para o banho.

Inaugurada na década de 50, a José Mariano passou todos estes anos sem qualquer intervenção de obras. A estação elevatória tem por finalidade transportar para o Emissário Submarino de Ipanema 6,5 milhões de litros de esgotos por dia. Para executar esta função com maior segurança e eficiência operacional todas as instalações hidráulicas, eletromecânicas e eletroeletrônicas foram substituídas por equipamentos de ponta.

A reforma consistiu ainda na construção de novos acessos ao poço do barrilhete, caixa de registro de manobras e poço de bombas, providências que propiciam mais conforto e segurança aos profissionais de operação e manutenção. Os painéis elétricos, responsáveis pelos comandos de operação dos equipamentos, também foram substituídos, de tal forma, que todos os dispositivos necessários à interligação desta elevatória com o futuro CCO já foram instalados, evitando, assim, a paralisação do sistema.

Para aumentar a confiabilidade operacional foram colocados inversores de frequência em cada grupo motor-bomba, proporcionando maior eficiência no consumo de energia elétrica, além de adequar o sistema eletromecânico às grandes variações de vazões características do transporte de esgoto sanitário. O evento é mais uma realização que vai ao encontro aos compromissos do país junto ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro, para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 18 de Agosto de 2009
Fonte: Imprensa do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.