Ônibus na Zona Oeste do Rio de Janeiro


Zona Oeste do Rio de Janeiro pode ganhar novos terminais de ônibus, além de projetos para melhoraria do sistema rodoviário local.

http://img28.picoodle.com/img/img28/4/5/31/f_Imag030m_02d2c45.jpg


Eu não irei comentar como funciona o sistema de ônibus na zona oeste, por pelo simples fato de eu não saber como realmente se encontra o sistema de ônibus em uma visão centrista na zona oeste.

Mas de qualquer maneira os moradores da Zona Oeste tem uma boa novidade. O Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio de Janeiro (que pela primeira vez fez algo a favor da população, ao invés de pedir apenas aumento e greves) entregará ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ainda neste mês de agosto, um projeto para tentar resolver alguns problemas no transporte alternativo para a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo o vice-presidente deste sindicado, uma das soluções seriam exatamente construir novos terminais rodoviários em alguns bairros da zona oeste, como em Santa Cruz, Campo Grande, Bangu e Deodoro, com linhas expressas ligando os bairros ao Centro e ainda linhas para a Barra da Tijuca.

Também seria construído algumas rotas para cruzar alguns bairros da zona oeste internamente, com isso reduziria os intervalos e superlotações nas viagens, além de trazer conforto melhorado aos passageiros.

Também será analizado alguns projetos para um eventual (Futuro) sistema de integração de bilhetes o qual diminuiria o custo da passagem.

Alguns estudiosos da UFRJ são contra a construção de novos terminais, mas segundo eles a geografia do Rio de Janeiro é fácil de ser trabalhado e realmente tem um jeito para se trabalhar, o que por exemplo não daria em cidades como São Paulo que o transporte ultrapassou os próprios limites governamentais. Além que também poderia haver um maior investimento comercial na área da zona oeste (em termos mais claro seria transformar áreas como Campo Grande, Realengo, entre outros em potências econômicas da cidade), assim os moradores da zona oeste não teriam (pelo menos uma porcentagem grande) que se deslocar para o centro da cidade, sem contar que o preço do transporte custaria mais barato e aumentaria o emprego. McDowell (da UFRJ) disse que falta apenas coragem do governo para este projeto tornar-se realidade. Uma opinião que eu também apoio.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 4 de Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.