Favelas que tiveram traficantes e milicias expulsas, começam a ter o retorno como ponto comercial


Vizinhanças de comunidades pacificadas atraem indústrias e moradores

http://estacaobotafogo.files.wordpress.com/2006/12/vista-do-morro-dona-marta.jpg

Que as favelas do Rio de Janeiro vieram e expulsaram muitas fábricas e indústrias do Rio de Janeiro, todos já sabem (apesar que muitos são contra a este pensamento).

Mas agora o efeito contrário está acontecendo. Com o início do projeto de pacificação em favelas, expulsando milícias e traficantes, as favelas que ganharam "paz", e a sua volta o comercio retorna.

Por exemplo, em volta do Morro Dona Marta, em Botafogo, a procura de imóveis de classe média na região aumentou em pouco tempo, cerca de 30%.

Jacarepaguá era um lugar que prometia ajudar a crescer a economia do Rio de Janeiro, mas graças a Favela 'cidade de deus' muitas empresas fugiram da região, mas agora com a pacificação há investimentos em empresas do ramo farmacêutico e a implantação de uma fábrica de cosméticos.

Já no Leme, o setor hoteleiro está crescendo, com um hotel que será reinaugurado.

Mas apesar de tudo, a visão das favelas desvalorizam muito as regiões em volta destas favelas, que ainda seria necessário investimentos em infra-estrutura ou transferência para outros locais que não destruam nosso meio ambiente, economia, emprego e turismo.

Mas apesar de tudo é uma prova que se o governo quiser, as favelas poderão se tornar algo menos repulssivo e sem violência.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 14 de Agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.