Centro do Rio de Janeiro: Beleza única a noite de uma grande e moderna cidade...


Turismo noturno no Centro do Rio de Janeiro em meio as luzes da cidade

http://farm4.static.flickr.com/3027/2294539086_34f793f8d9.jpg

O Rio de Janeiro é uma cidade pronta para o turismo. Não apenas por ser uma cidade de belas praias, campos, florestas, cachoeiras, monumentos, e outras coisas naturais. Mas também uma cidade moderna da América Latina.

Ainda mais agora com a melhoria na iluminação noturna dos prédios e ruas históricas no centro do Rio, como por exemplo na Rua do Ouvidor, Travessa do Comércio, Igreja da Candelária e Paço Imperial, o qual tornou-se atração turística até mesmo para os próprios cariocas. Este é o roteiro Caminhando por entre luzes no Centro do Rio à noite, que estreou na última sexta-feira, aqui na cidade.

O projeto foi patrocinado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e tem o intuito de apresentar novas perspectivas sobre as ruas da Cidade Maravilhosa.

O Rio de Janeiro, além de uma cidade de belezas naturais, tem os prédios mais belos do Brasil, ruas com um charme sem igual, monumentos únicos a céu aberto, sem contar a quantidade de shoppings, praças, entre outros lugares numa cidade conteporânea em meio a Mata Atlântica.

João Baptista Ferreira de Mello (idealizador do projeto) criou este projeto porque “maximiza o lado bom da cidade, que, muitas vezes, tem enaltecido um viés negativo”. O professor afirma que “todos, não importa como, devem colaborar para que o Rio seja visto com outros olhos”:

– O Centro é onde a cidade nasceu e cresceu, um lugar muito rico e diverso. O projeto tem encontrado repercussão melhor do que imaginávamos. Muitas vezes só encontram eco os fatos de poder simbólico negativo. Penso que todos deviam agir a seu modo para enaltecer de alguma forma a cidade. Como especialista em Rio de Janeiro, ao longo do itinerário, faço minha parte. Descortino história, arte, religiosidade, música, arquitetura e até fofocas de tempos pretéritos. Isso tudo é a alma da cidade – resume.

O projeto, apesar de novo, já está dando no que falar e mudando a visão que poucos conheciam da cidade, como a bióloga francesa Jeanne Allinne:

– Essa é minha primeira noite no Rio e me sinto muito feliz em descobrir este noturno da cidade. Só vim um tour como esse na Escócia; nem em Paris (capital da França, conhecida pelo apelido “Cidade Luz”) há iniciativa semelhante – Afirmou a francesa.

Muitos estudantes da UERJ também fizeram este passeio e todos elogiaram a luz da cidade, como o advogado Guilherme Quaresma que disse: "Além de ter feito ótimas fotos, pude conhecer algumas histórias que não são contadas. Agora enxergo o centro com novas lentes."

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 31 de Agosto de 2009
Foto extraida do site WWW.FLICKR.COM/RIOTOUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.