Bienal do Rio com tecnologia, convidados internacionais e cultura...


Bienal do Rio de Janeiro terá floresta de livros com árvores falantes, Twitter, MagCarbot, entre outras novidades

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,21700110-EX,00.jpg

A capital da cultura do Brasil: Rio de Janeiro - Vem com a XIV Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o qual acontecerá entre 10 e 20 de Setembro, no RioCentro.

Além da magnifica coleção dos melhores livros do planeta, também haverá uma floresta de livros, árvores falantes, palco para leitura dos clássicos com a participação de Malu Mader, cobertura completa via Twitter, entre outros

Apesar da crise econômica mundial, a Bienal investiu 30% a mais no orçamento deste ano do que no ano passado, investindo nesta edição cerca de $ 1,7 milhão.

A grande novidade deste ano é a Floresta de Livros, com 800m² e comportará até 600 crianças (público alvo, pelo fato de ser o futuro do país) ao mesmo tempo.

Com 800 m², a floresta de livros é o maior espaço da Bienal e teve um investimento de cerca de R$ 500 mil. A novidade comporta até 600 crianças de uma só vez. Estas árvores formam diferentes palavras (com trechos de livros) dependendo do ângulo de visão. Nesta floresta ainda terá páginas manuais, palco, microfone e no final do circuito uma clareira com apresentações infantis.

No palco haverá a participação de um grande elenco de celebridades lendo obras de Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Clarice Lispector: Marília Pêra, Tony Ramos, Renata Sorrah, Mariana Ximenes, Paulo Betti, Giulia Gam, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele e Malu Mader.

Um dos pontos altos da Bienal no RIo é o tradicional Café Literário, o qual haverá 36 sessões para 200 pessoas reúnem autores e personalidades em torno de um mesmo tema. O polêmico jornalista americano Larry Rohter falará com o brasileiro Roberto Da Matta sobre “Ficções e realidade no Brasil e EUA".

Entre os convidados internacionais desta bienal, serão: David Wroblewski (escritor de “A História de Edgar Sawtelle), Steven Jay Schneider (autor de “1001 Livros Para Ver Antes de Morrer”), Arthur Phillips (escreveu os livros "Prague" e "The song is you"), Eli Gottlieb (escritora e editora do ielle magazine), Dash Shaw (Cartunista), David Grann (Jornalista do New York Times), Chris Bohjalian (autor de Midwives), Thrity Umrigar (escritor de "Distância entre nós) e Larry Rohter (New York Times), entre muitos outros. Mas a principal convidada será Meg Cabot (Diário de Princesa e Formaturas Infernais).

Virão ainda o português Miguel Sousa Tavares, os britânicos Adrew Kenn e Bernard Cornwell, o israelense David Grossman, o irlandês Joseph O’Neill e o australiano Tim Winton.

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Agosto de 2009

2 comentários:

  1. hi rafael--you made an error. i'm not THAT eli gottlieb. i'm the writer of a novel being published by rocco publisher, and a former editor of elle magazine. thanks.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.