Computadores na sala de aula do Rio de Janeiro...


Rio de Janeiro terá a Primeira Cidade do Mundo com um Computador por aluno

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5Iwr5kBMPlwNH-TJFE3cm6hewna-XEJ1i9y8FMvphq4xGkNiQqQp-LLeI1irqCV39nFPHlVWA1oVyDoPC1rPViLuDzHCpmdZbl5UE6dnm17OysjE3wAqVXQez-sexiJNQ_al_T9jqOEBM/s320/intel-classmate-pc.jpg

O Rio de Janeiro além de ser a líder em educação no Brasil, ter as melhores escolas particulares e públicas, melhor sistema, entre outros. Agora tem uma nova novidade.

A partir de Agosto, a cidade de Piraí (interior do estado do Rio de Janeiro) será a primeira cidade do mundo a ter um computador por aluno em todas escolas municipais. Ou seja, cerca de 6,2 mil estudantes. Foram compradas cerca de 5,5 mil novos computadores educativos, que serão entregues nas 21 escolas públicas de Piraí.

A iniciativa faz parte do projeto Piraí Digital, iniciado em 2004, para transformar esta pequena cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e cerca de 500 km² em uma "cidade digital", que promoverá a inclusão nas novas tecnologias, assim como uma educação mais interativa e colaboradora.

Os novos computadores serão somados a outros 700 que já foram entregues e segundo os coodernadores elevará o ensino na cidade.

O computador utilizado pelos alunos é o Classmate PC, desenvolvido especialmente para atender as necessidades fundamentais da educação. Este computador tem características como estrutura durável, resistência a quedas, capa protetora com alça para transporte, teclado resistente a água e software educacional integrado.

Nesta fase inicial do projeto Piraí Digital, que contou com um investimento de RS$ 5,2 milhões, a cobertura total do município com conexão de banda larga sem cabo também foi implantada.

Luiz Fernando Pezão (vice-governador do Estado do Rio de Janeiro) manifestou que deseja que o programa de computadores para todos os alunos, se espalhe para todos os alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 16 de Junho de 2009
Foto de um computador Classmate PC'

2 comentários:

  1. peço desculpa pelo comentario mas talvez seja melhor confirmar a informaçao deste post... o computador que esta a falar neste post é o magalhaes um produtor portugues e este plano foi criado em portugal em portugal á dois anos em que foi dado a todos os alunos do pais um computador com a parceria de operadoras telefonicas e a microsoft. Dai eu lhe garantir e será facil comprovar isso na internet que todas as cidades de portugal os alunos ja tem computador há dois anos.
    com os melhores comprimentos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo. Achei interessante o seu post e dei uma pesquisada novamente. Em Piraí realmente o computador adotado foi o Classmate PC, como dito anteriomente.

    Eu pesquisei e realmente há o projeto comentado por ti na internet de computadores a alunos em Portugal, mas ainda estou a pesquisar se chegou a 100% da população, até porque eu encontrei a informação que Piraí seria a primeira do mundo em um site de noticias oficial, mas irei pesquisar sobre o que você comentou.



    Agradeço o comentário!

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.