Neve no Rio de Janeiro...


Serra no Rio de Janeiro é símbolo de neve no Brasil

http://www.altamontanha.com/news/50/atividades/imagens/Neve_que_a_352009_98746.jpg?legenda=Neve%20que%20acumulou%20em%20Itatiaia%20no%20ano%20de%201985.%27)

BLOG DO RAFAEL (BRASÍLIA/2009)
O Rio de Janeiro não é apenas o estado das belas praias e o sol ao ano inteiro.
Em certos pontos da cidade, você consegue ter a sensação que está em outro país, não apenas por sua arquitetura e urbanização, mas por fenômenos meterológicos inacreditaveis.

Veja a foto acima...
Adivinhe onde ela foi batida?
Isso mesmo... No estado do Rio de Janeiro
Exatamente isso... Neve no Rio de Janeiro

Essa é exatamente a Serra de Itatiaia, no sul fluminense, na Região das Agulhas Negras.
Todos os anos, os moradores dessa região contemplam uma imagem de dar inveja a qualquer um. Como os moradores da cidade filândesa de Penedo.
Uma vez por década ainda, a cidade ainda consegue acumular uma forte quantidade de neve, assim como aconteceu na Década de 80 quando a altura da neve chegou a 15cm.

A geada acontece frequentemente no inverno e as águas congelam podendo ter uma bela imagem de patinação no gelo.

Você ainda deve estar se perguntado... Como cai neve em pleno sudeste brasileiro?
Só para você ter idéia, a Serra de Itatiaia está a cerca de 3 mil metros de altura e possui um clima e fauna bem diversificado.

Conheça o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro...
Veja abaixo algumas fotos de Penedo e da Serra:

http://altamontanha.com/news/50/atividades/imagens/p_Neve_que_a_352009_80364.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3284/2985995663_814d0c70d6.jpg

http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/cachoeiraitaporani3110.jpg

http://www.metsul.com/__editor/imagemanager/images/maio2007/neveitatiaia.JPG

http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK317_PenedoRJ800.jpg

http://eusoumaria.zip.net/images/penedo.jpg

http://www.itatiaia.srv.br/001img/00_estudo/casa_papai_noel_penedo.jpg

Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 4 de Maio de 2009

10 comentários:

  1. bom,ai na serra do itatiaia o clima é tropical de altitude onde os invernos são mais ou menos frios e os verões são amenos como ai é alto nessa epoca do ano pode ter no maximo geada,mas neve eu acho q é meio dificil nem aqui no sul não tá muito frio!

    ResponderExcluir
  2. A geada é comum na região

    Neve acumulada é raro, fato que acontece a cada 10 a 15 anos. Mas as fotos são reais de uma nevasca na década de 80

    ResponderExcluir
  3. eu não sabia que havia chegado a nevar ai!

    ResponderExcluir
  4. Sim é verdade que em Itatiaia neva... Bem, isso ta longe de ser relacionado a latitude uhauha Na Bolivia tb neva e é quase linha do Equador rs!

    Acontece que o Sul do país tem latitude para neve, mas a geografia de lá simplesmente não ajuda... não há altitude para isso... Itatiaia chega a quase 3 mil metros de altitude Isso é mais que o suficiente só que lá a latitude não ajuda... Bem, outra coisa os invernos em itatiaia marcam zero grau quase todo dia e no sol não passa de 15Cº... Se alguém quiser eu tenho várias fotos de neve, bonecos de neve e etc uahuaha
    Uma coisa amigo (dono do blog) Itatiaia fica no SUL fluminense :D

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário e pela correção.

    E o POST já foi corrigido.

    E agradeço também por ter favorito o blog e espero que possa voltar ainda muitas vezes...

    ResponderExcluir
  6. E Chegou a nevar mesmo e com precipitação acima de 1 metro de neve, porém isso foi em 1985, época em que o aquecimento Global era ainda uma pequeno embrião!!!
    A situação dos invernos pelo mundo está tão terrível que o mar de Aral, que era um pouco maior que o estado do RN, está tão reduzido que de 68.000Km2 de área, hoje só restam uns 12.000Km2, aproximadamente o tamanho de nossa lagoa dos Patos no RS. Sem falar do aumento dos oceanos, aumento do calor e do CO2(Não haviam tantos carros em 1985(que na época eram atigos de luxo), e tantas indústrias e tantos desmatamentos, tantos rebanhos de animais que lançam CH4(ovinos e bovídeos), o metano, um gás com um efeito mais devastador para o efeito estufa que o próprio CO2!! E com isso também o Pólo Norte que em 1985 era uma imensa calota de gelo em cima do Oceano Ártico, hoje derreteu e não quase não existe mais gelo na maior parte do ano!!
    Se Deus não permitir, a Antárdida, que é um continente quase do tamanho da América do Sul, não derreterá evitando a morte de 60% dos brasileiros que vivem em cidades litorâneas e de outros povos que também vivem de cara para o oceano, que se as calotas do polo sul, que são profundas e alcançam 100Km até a superfície rochosa do continente branco, derreterem os mares subir-se-ão 60m acima do normal e locais como metade do Estado do Rio, que jaz numa baixada de 0 a 60m poderão sumir do mapa, matando mais de 13 milhões de habitantes!! Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Belém, Macapá, São Luís, Fortaleza, e até Manaus(dependendo da invasão das águas pelo efeito da pororoca em 60 metros, poderá ser afetada pelo estrago).

    Bem, sei que sai muito do assunto, mas queria apenas mostrar que se destruimos a natureza e não buscarmos soluções ao invés de agravar o que já está ruim, procuremos melhorar o nosso clima a fim de ver novamente essas nevascas na região do Planalto do Itatiaia, a região plana mais alta do Brasil, que jaz dentro do parque homônimo. Hoje podemos observar apenas Fortes geadas e temperaturas muito baixas, mas nada comparadas às das décadas anteriores!!!

    ResponderExcluir
  7. E você está realmente certo Mario, e foi bem interessante o comentário. Mesmo fugindo do assunto do POST, mas está totalmente dentro do assunto do blog. E está mais do que na hora da população se conscientizar, até porque por enquanto só a conscientização resolveria muito o problema. Mas nós só damos valor a um problema, quando ele não tem mais solução.

    ResponderExcluir
  8. Para quem curte esse clima de aventura, descanso e romantismo. Segue um link para uma central de reservas para hoteis, pousadas e passeios com profissionais especializados em ECOTURISMO.
    www.itatiaianews.com.br.

    Espero que curtam.

    ResponderExcluir
  9. Nas Serra Gaúcha e Catarinense, encontramos altitudes de mais de mil metros, o que somados a latitude dá uma maior probabilidade de neve, lá inclusive foi o recorde de acumulo de neve com mais de 1,5m na cidade de vacaria-rs, em 1990 nevou com acumulo de 50cm, no morro da igreja a mais de 1800m onde há uma radar da Força Arérea é frequente a neve

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.