Investimento na melhora do Tempo e Clima da Zona Norte


Grande Méier pode ficar até sete graus mais fresco com a plantação de 600 mudas de árvores

http://farm1.static.flickr.com/25/99845456_b0c99711f2.jpg?v=0

O Rio de Janeiro sempre teve um clima tropical, com suas belas praias e o calor do Rio 40°C.

A cidade em sua história já teve diversos projetos na melhoria da temperatura, a maior de todas com certeza foi a construção da Floresta da Tijuca.

Mas agora, a Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro irá ganhar um presente refrescante a partir de abril. A plantação de 600 mudas de árvores na região do Grande Méier. Os bairros que serão beneficiados com o projeto estão ainda mais além, como os Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro e Maria da Graça podem ficar até sete graus mais frescos, segundo o diretor do Centro de Climatologia do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Alcides Pissinatti.

– O Méier é um dos bairros mais quentes do Rio e um dos motivos é a pouca quantidade de árvores e parques. Uma arborização aqui cai muito bem – comemora o presidente da Associação de Moradores do bairro, Jorge Barata.

Distante do Parque do Flamengo, do Jardim Botânico, da Floresta da Tijuca, o cenário quente e cinza do bairro vai ganhar tons coloridos. Ainda em fase de escolha, espécies da Mata Atlântica serão plantadas na Rua Magalhães Couto, entre as ruas Adriano e Curupaiti. A Dias da Cruz vai receber mudas de flores no trecho entre o Supermercado Sendas e o Sport Clube Mackenzie, o que agrada muito à dona-de-casa Dolores do Carmo.

– Estamos distante dos parques e dos bosques. As flores vão dar mais alegria ao nosso dia-a-dia e quem sabe um ar bucólico à via – torce.

Para qualquer morador do Meier, pode ser visto que realmente o bairro não possui muitas árvores e áreas verdes, a não ser nas áreas entre as ruas 24 de Maio e Magalhães Couto, que receberam palmeiras durante o programa Rio Cidade. Mas esse projeto irá dar cor ao bairro que tem sofrido um acizentamento da globalização.

– É a melhor árvore para padronizar, principalmente para o Méier, onde a temperatura é muito alta: não perde as folhas no inverno, respeita o calçamento, tem uma copa perene muito boa e atrai pássaros. Deus fez o oiti para o Rio – defende o biólogo Adelmar Coimbra, torcendo o nariz para as amendoeiras. – Entope os bueiros porque as folhas são muito grandes.

Pau-ferro, pitanga, aldrago e aroeira são algumas das espécies que vão preencher os canteiros da Zona Norte, que vai receber a maior parte das 20 mil árvores plantadas pela prefeitura em 2009.

– Caso o morador não deixe a gente plantar, a gente não planta para evitar depredação. Nas ruas de maior movimento, o trabalho será nos fins de semana, para evitar transtornos – esclarece Telles, que calcula em 45 dias o prazo para a conclusão do plantio no Méier.

Pedidos da população e do prefeito contribuíram para a escolha das vias da Zona Norte que receberão as mudas. O prefeito Eduardo Paes pediu para arborizar toda a extensão da Estrada Marechal Alencastro, que liga Deodoro a Anchieta. Também serão beneficiados Bonsucesso, Olaria, Ramos e Irajá, pouco arborizados.

Com o plantio, o que se espera é abrandar a diferença de temperatura para regiões privilegiadas por parques e florestas, como a zonas Sul e Oeste. O simples fato de plantar uma árvore de folha perene ameniza o clima do lugar, explica Coimbra, por causa da evapotranspiração, a perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração.

– Arborização é vida. Onde tem floresta o clima é sempre mais ameno. A árvore dá suporte aos ninhos de passarinhos. Passarinho não é só para cantar. Eles comem muitos insetos e controlam muitas pragas – lembra Coimbra.

Texto escrito por Rafael Oliveira, Brasília, 16 de Março de 2009
Foto de Gabriel Saraiva
Reportágem baseada em JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.