Cultura Indiana no Rio de Janeiro


Rio de Janeiro, cidade global: India no Rio de Janeiro

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c3/PracaXV-CCBY.jpg/390px-PracaXV-CCBY.jpg

A nova novelas da Globo, Caminho das Índias, e já está aguçando o interesse indiano dos brasileiros.
A Ìndia, um dos países que mais crescem no mundo, tendo como capital financeira a grande Mumbai.

Gastronomia, decoração, religião, medicina, yoga e um pouco mais para conhecer e se deliciar com elementos da cultura indiana no cotidiano da cidade. E a presença da cultura cresce cada vez na cidade.
“A novela tem popularizado a cultura indiana no Brasil. Este ano, já por conta disso, estamos com convites para workshops e exposições”, conta Onival Souza, organizador do Festival da Índia, que aconteceu no início de janeiro.
A comida indiana, arroz de açafrão ao creme de leite e carne à escolha, é a culinária indiana, que mais toma o paladar da cidade. Sobremesas como Salada raita com hadoque, feita com espuma de iogurte de maçã e servida com grissine indiano, Camarão na abóbora ao curry e mix de sobremesas, batizado de Caminhos da Índia, com flauta de tâmaras com calda de rosas, kulfi (sorvete indiano) de pistache, entre outros também estão em altas e com preços a partir de R$ 68.

Porém o que mais tem crescido na cidade do Rio de Janeiro em questão indiana, é a Yoga, novas academias estão abrindo na cidade, apenas uma delas localizada no centro do Rio de Janeiro já tem cerca de 500 alunos.

Outra prática indiana na cidade do Rio é o Ayurveda, conhecido como a medicina da Índia. Moveis indianos como almofadas, tecidos, cortinas, móveis e imagens estão na lista dos itens mais pedidos entre seus 5 mil objetos à venda. “A decoração oriental vem crescendo muito, ano a ano. E, com a chegada da novela, a Índia estará entre as mais procuradas”, pondera Kevin Gentil, sócio da Espaço Ásia. Mas o Rio de Janeiro tem percebido uma forte alta nas roupas indianas, como decoração, batas, vestidos e cachecois.


Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, Brasília, 19 de Fevereiro de 2009
Foto da região da Uruguaiana, no Rio de Janeiro, do site Flickr.com/RioTour

Um comentário:

  1. Olá Rafael,
    Saudações!
    Achei seu blog por acaso, nessas andanças da internet!! Sou médica e trabalho com o Ayurveda aqui no Rio de Janeiro há 11 anos. Boa lembrança a sua mencionar da tradicional medicina indiana! De fato o Rio se indianiza um pouco mais a cada dia...! Caso você queira saber mais um pouco sobre o assunto, dê uma olhada no site www.medicinaindiana.com.br. Muito legal. NAMASTE! Um abraço,
    Dra Maria Stela De Simone

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.