Rio de Janeiro recebe prêmio de prédio mais ecológico do mundo


'Edifício Cidade Nova' recebe prêmio LEED
Rio de Janeiro é o primeiro a receber tal prêmio fora dos EUA.

http://farm4.static.flickr.com/3169/3115911190_a61d74f1fc.jpg?v=0


Hoje, o Edifício Cidade Nova, localizado no Centro do Rio de Janeiro, recebeu a certificação Leadership in Energy and Environmental Design concebida pelo United States Green Building Council, na qual avaliou que o edifício carioca é 100% sustentável, tanto em sua obra, como nas atividades diárias, o idealizador do edifício foi o grande arquiteto carioca, formado pela Faculdade de A rquitetura e Urbanismo Bennett (RJ), Ruy Rezende.

O prédio é ocupado pela Petrobrás, e entre as curiosidades do prédio é o uso de materiais reciclados ou recicláveis na obra, o aproveitamento da luz natural com clarabóias e vidros isotérmicos, a captação da água da chuva e da condensação do ar condicionado para usar na rega de plantas e vasos sanitários, possui 30% de economia de energia, além da modernidade e beleza de um prédio de vidro.

Rezende desde 1999 vem baseando seus projetos em edifícios ecológicos, e segundo o arquiteto que ganhou o prêmio de 5º Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, considerado o mais importante da América Latina, com o Edifício Cidade Nova, a criação de um prédio ecológico podem custar 5% a 7% a mais da obra.

Outro edifício carioca que pode levar o prêmio é o Venturas Towers, conhecida como a futura Torres Gêmeas Carioca, na qual ainda está em fase de certificação.

O arquiteto também se destacou em 2008 com o trabalho de retrofit realizado no casarão do século XXI que sediou a última edição carioca da Casa Cor e hoje o condomínio residencial Parque Laranjeiras verde chegou à cidade.



Texto escrito por Rafael Oliveira, Brasília, 17 de Dezembro de 2008
Baseado em informações próprias e com apoio das reportagens de O GLOBO e ArcoWeb



Veja abaixo outras fotos do Edifício Cidade Nova:

http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/fotos/112/ft1.jpg

http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/fotos/112/ft3.jpg

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/851/ft10.jpg

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/851/ft4.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.