Imprensa Oficial planeja inundar o Rio de Janeiro de livros em 2009


Cultura e Literatura Brasileira irão invadir o Rio de Janeiro em 2009

http://lh5.ggpht.com/figueira/SLANQ1MlEpI/AAAAAAAADsw/61qql7-VkIc/Biblioteca_Nacional_Rio_de_Janeiro.jpg

O presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, anunciou, durante a abertura da 40ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), que a empresa pretende, a partir de 2009, “inundar o Rio de Janeiro de livros”. O plano, segundo ele, já foi apresentado ao governador Sérgio Cabral, que aprovou a idéia, dando sinal verde ao projeto.

Segundo Zager, a empresa irá publicar, no ano que vem, clássicos da literatura brasileira para serem distribuídos gratuitamente à população carioca. Cada livro será produzido em grandes tiragens, em torno de 100 mil exemplares, que deverão ser encaminhados sem custo às mãos dos leitores. Além de obras literárias, a Imprensa Oficial também deverá colaborar com a Secretaria Estadual de Educação, publicando títulos de livros didáticos para serem empregados em sala de aula.

Haroldo Zager informou que a implementação do projeto só será possível graças ao trabalho de saneamento desenvolvido há um ano e meio na empresa, que saiu de um déficit de quase R$ 2 milhões em 2006 para um superávit de R$ 16 milhões no ano passado. Com isso a Imprensa Oficial iniciou - a par de uma colaboração com o governo do Estado em ações de interesse público, como o combate ä dengue - um programa de modernização do seu parque gráfico, onde está prevista a chegada, no ano que vem, de uma nova impressora rotativa com uma unidade para impressão colorida, entre outros equipamentos.

A distribuição de livros já vem sendo uma preocupação da Imprensa Oficial fluminense, cujo estande se tornou o único a oferecer seus títulos gratuitamente ao público durante a última Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram doados cerca de 16 mil exemplares de livros do catálogo da empresa, além de dois novos lançamentos editados especialmente para o evento – o Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis, de Luís Edmundo, e a Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio.

Texto Publicado por Ascom, Imprensa Nacional, 4 de Dezembro de 2008
Foto de Ricardo Figueira, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.