Cabral explica que diretores da Barcas S/A alegaram algumas dificuldades, como a necessidade de dragagem em pontos da Baía de Guanabara. “Eles dizem que eu tenho que dragar não sei o quê, que não conseguem dragar sozinhos. OK, eu tenho recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental) para dragar, posso usar essa verba. Eles afirmam que a Prefeitura de São Gonçalo tem que integrar os ônibus. Concordo com eles também. É evidente que as linhas municipais têm que chegar até o terminal. Não é tão complicado assim, não são investimentos pesados”, afirma.
O governador também comentou estar “muito insatisfeito” com o trabalho feito pela Barcas S/A, mas reconhece que o Estado também não investiu no transporte marítimo, ao contrário do que fez no metrô e nos trens da SuperVia.
Enquanto as negociações não avançam, Cabral quer maior fiscalização nas barcas, pelo Estado e pela Agetransp, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Rio de Janeiro (Agetransp).
BARCAS PARA PAQUETÁ
O governador Sérgio Cabral também criticou a decisão da BARCAS S.A. em encarecer a passagem a Paquetá nos fins de semana. Em relação às barcas para Paquetá, ele faz uma provocação: “Não consigo entender como a tarifa aumenta barbaramente no fim de semana. Isso é uma burrice ao meu ver. Uma burrice. A tarifa mais do que dobra no fim de semana (R$ 4,50 por viagem nos dias de semana; R$ 9,50 nos fins de semana e feriados). Afasta o turista de classe média baixa, de classe média, que deixa de ir com essa tarifa. Fica impraticável. Além de pagar as passagens, ele precisa alugar charrete, almoçar com a mulher, com o filho, como é que faz?”, questiona.
Cabral insiste: não quer retomar nenhuma concessão pública, mas acha fundamental chegar a um acordo com a Barcas. “Quero encontrar uma solução que possa ajudá-los. Mas eles têm que me ajudar para que eu consiga dar essa ajuda”, concluiu.
Foto: www.geocities.com/rio.tour
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