Obama e o Brasil


Análise de Rafael Oliveira sobre a vitória de Barack Obama e o Brasil.

http://tbn0.google.com/images?q=tbn:wFOnQgcbwuGj6M:http://whoisbarackobama.name/who-is-barack-obama.jpg

Durante anos, ou talvez até mesmo desde as rochas presidências nunca houve nos EUA uma eleição nacional que deu mais o que falar.
Depois de oito anos, o presidente Bush Junior está em estrada a caminho do rancho no Texas, esperando para que a filha tenha maioridade para se candidatar a presidente.
A principal cadeira da casa branca agora será sentida por Barack Obama, confundido pelas urnas como Barack Osama e logo após desculpado pela empresa que imprimiu as fichas eleitorias como um pequeno enquivoco.

Mas apesar de todas as lutas o poder volta aos democratas depois de oito anos, mas agora para nós brasileiros fica a seguinte pergunta: O que Obama trará para o Brasil? Ou seria melhor uma vitória de McCain?

Nas ultimas eleições o candidato Al Gore demonstrou ter uma respeitável afetividade pelo Brasil, principalmente o Rio de Janeiro no qual escreveu até livros sobre a economia da cidade maravilhosa e assuntos ecológicos.
Mas agora estamos em uma nova era, no qual o primeiro presidente negro nos EUA toma o poder.

Pardo, filho de africano e árabe, nome mulçumano, jovem, mas com sangue para ter derrotado tanto o McCain, como Hillary Clinton e uma tradição que fazia história, conseguiu vencer tanto pelo colégio eleitoral como pelo número de votos da população.

Quando Obama foi senador em Illionois, um dos seus maiores projetos foi criação de pontos de produção de Etanol, para ser exatamente concorrente do Brasil. E demonstrou ser contra o uso da cana de açucar para produção do etanol.
Segundo o futuro presidente, a Amazônia é um recurso global e tem o desejo de ter poder sobre a floresta. Mas nós, brasileiros, não temos no que se preucupar, pois mesmo ele sendo o presidente dos EUA ele não tem esse poder, embora realmente nós brasileiros não sabemos cuidar da nossa amada floresta, mas devemos ter medo que possa entrar algum presidente semi-analfabeto que dê nossa Amazônia e pontos de petróleo.

Mas Obama também mostrou bons projetos para a América Látina e citou projetos inclusive para o Rio de Janeiro.
Obama prometeu tentar unir as Américas e que tem o desejo que a força das Américas sobre o mundo volte. Fazer uma super aliança continental.
Para o presidente o que é bom para as Américas é bom para os EUA.
O presidente prometeu trazer melhoria para as crianças que vivem nas favelas da cidade do Rio de Janeiro, diminuir o tráfico vindo da Colombia, diminuir a distribuição de drogas vinda de São Paulo, trazer segurança para os policiais mexicanos, diminuir as milícias da Cidade do México, e responder aos apelos dos cubanos.
Obama também deseja abrir uma relação de petróleo com o Brasil, que segundo ele é mais que uma simples tirania pelo petróleo, mas deseja fazer relação com o Brasil que é um exemplo para o mundo.

Bem... Eu sou apenas um blogueiro, não um vidente e um crítico internacional. Mas deixo esse pensamento para o povo brasileiro refletir...




Texto escrito e postado por Rafael Oliveira, 22 de Novembro de 2009

2 comentários:

  1. É ótimo saber desse propósito concreto de Obama, ainda mais em tempos de globalização, que aliás deveria fortalecer um verdadeiro sentimento de humanidade, respeitando as nacionalidades, culturas, etc.
    Escrevo aqui porque fiquei ainda mais entusiasmado ao saber por este blog que Obama tem a intenção de proporcionar MELHORIA PARA AS CRIANÇAS QUE VIVEM NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO. Isto deixa ainda mais esperançosas as crianças do Complexo de Favelas de Manguinhos, e especialmente o menino Wendell da Silva, 11 anos de idade. Pois em 7 de março de 2008, representando as crianças de Manguinhos, ele presenteou o Presidente Lula com um quadro pintado pelas crianças da Oficina Portinari, moradoras dessa comunidade.
    Wendell, apesar da pouca idade, é um grande fã do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. E já sabe o que Obama representa para o mundo. Por isso, se ele vier ao Rio de Janeiro, sonha em agora também presentear Obama com um quadro.

    ResponderExcluir

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.