Cidade do Rio de Janeiro pode ser tombado pela UNESCO


A paisagem do Rio de Janeiro pode se tornar um patrimônio cultural da humanidade

http://www.riotemporada.com.br/wp-content/uploads/2008/05/pao-de-acucar.jpg


Equipes da (ONU) Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão reunidas na cidade do Rio de Janeiro , e o encontro vai estabelecer novas estratégias para a apresentação da candidatura da paisagem cultural do Rio à Unesco.

Caso a cidade seja incluída na lista indicativa de locais que podem virar referência de preservação mundial, a Unesco assegura que vai auxiliar em momentos de crise. Não estão previstos incentivos financeiros. Além de ser mais um motivador ao turismo, Luiz Fernando Almeida, presidente do Iphan, acredita que a escolha será um prestígio.

– É um reconhecimento do valor universal. E por outro lado é um compromisso compartilhado com outros países para a conservação e preservação – afirmou Luiz Fernando. – Ainda não há em nenhum lugar uma paisagem cultural urbana considerada patrimônio da humanidade. É é um desafio maior, mas estou confiante.

De acordo com Francesco Bandarin, diretor de Patrimônio Mundial da Unesco, a principal condição para se tornar patrimônio mundial é que haja interação entre as três esferas do governo para garantir a conservação do bem, após tombado.

– O título não é vitalício. Controlamos a cada ano se há preservação e se as exigências estão sendo cumpridas – garantiu Bandarin, ressaltando que o título pode ser retirado a qualquer momento. – O Rio é impressionante. Não existe no mundo um sítio tão impressionante, mas tem que mostrar que tem condições para se tornar patrimônio. A proteção deve ser de alto nível.
A missão se encerra nesta quinta e ainda estão previstas visitas ao Pão de Açúcar, Baía de Guanabara e Museu de Arte Moderna.





Texto de Rafael Oliveira
Brasília, 23 de Outubro de 2008
Foto: www.geocities.com/rio.tour

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.