Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro é a maior do mundo....


Rede Municipal da cidade do Rio de Janeiro é a maior do mundo....
Postado por Rafael Oliveira


Estava a alguns dias lendo uma reportagem do O GLOBO extraido do blog do César Maia e li uma noticia positiva para o Rio de Janeiro.
Para os pessimistas de plantão, a cidade do Rio de Janeiro foi colocada como a cidade que possui a maior rede educacional municipal do planeta.

Para quem não sabe o RIo de Janeiro possui 9 anos do ensino fudamental e não referimos as grades como "série" e sim como "ano" (EX: Quinto ano do ensino fudamental), caso raro no restante do país.

Veja o gráfico:
  • Ensino Fudamental: 727.776 alunos.
  • Pré-escolar e creches: 115.703 alunos.
  • Educação Especial: 6.179 alunos.
  • Programa Especial de Jovens e Adultos -PEJA- (supletivo): 32.954 alunos.
  • Total: 882.612.
  • Número de Escolas: 1296 (com 20 em processo de construção). A Prefeitura do Rio constrói 1,2 salas de aula por dia de aula.
  • Creches Próprias: 252.
É uma vitória, mas ainda pode melhorar.


Segundo dados do MEC (Ministério da Educação) o Rio de Janeiro possui seis das 10 melhores escols do Brasil, inclusive as três primeiras. Encabeçando o colégio São Bento, localizado no coração financeiro do Rio de Janeiro.
Entre os colégios públicos, ficou em primeiro lugar no ranking nacional o Colégio de Aplicação da UERJ. Além do proprio colégio Pedro II, o mais ilustre do país e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Além da biblioteca do Rio de Janeiro, a maior da América Látina.
E a maior malha de museus do país.

O parque tecnológico desta gigantesca rede é composto por aproximadamente 10 mil microcomputadores, estando 90% nas Unidades Escolares; 4 mil impressoras e 33 servidores de rede espalhados pelos três níveis administrativos da Secretaria.

Atualmente, 473 Unidades Escolares possuem laboratórios de informática equipados, em sua grande maioria, com 10 computadores e uma impressora, interligados em rede, totalizando 483 laboratórios de informática em toda a Rede Municipal de Ensino.

Além que é a unica cidade do país que possui escolas com lousa digital na educação municipal e em já presente em algumas escolas particulares.

A cidade também tem o menor índice de analfabetismo do país
Brasília, 30 de Setembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique aqui para deixar um comentário. Caso você não tiver uma conta Google, assine o seu nome abaixo.